O ex-jogador de vôlei Alexandre Ramos Samuel, mais conhecido como Tande, revelou na tarde desta segunda-feira (15) que sofreu um infarto na última sexta-feira (12). O campeão olímpico está internado e afirmou que uma das artérias do coração chegou a 98% de entupimento. Outras duas com 78% e 73%.
O relato foi feito por meio do story do Instagram, e Tande apareceu deitado em uma cama de hospital. No texto, o esportista escreveu: "Obrigado, meu Deus". No vídeo, ele falou, ainda, sobre ter ganhado uma nova chance. O Ministério da Saúde considera o infarto a maior causa de mortes no país. A estimativa da pasta é que ocorram 300 mil a 400 mil casos anuais da doença, com um óbito registrado a cada cinco a sete casos.
De acordo com o órgão, o infarto agudo do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, ocorre quando células do músculo cardíaco morrem devido à obstrução repentina e severa do fluxo sanguíneo causada pela formação de coágulos. A condição pode acontecer em várias regiões do coração, dependendo da área afetada.
O infarto se caracteriza principalmente por uma dor ou aperto no peito que costuma irradiar para o braço esquerdo e mandíbula. A doença se apresenta de forma intensa e também pode causar náusea, sudorese e mal-estar. No vídeo, Tande relatou que teve falta de ar, palpitações que subiram até a mandíbula e dor de ouvido.
Fatores de risco e prevenção
Os principais fatores de risco para doenças cardiológicas são o sedentarismo, a obesidade, a hipertensão arterial, a diabetes sem tratamento correto, o aumento do colesterol sem tratamento adequado e o tabagismo. Por isso, a prevenção está relacionada ao controle de peso, à alimentação saudável e à prática de atividade física — recomenda-se ao menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.
— Eu, sexta-feira agora, acabei infartando, acreditam? 54 anos, atleta, comida um pouco errada, fazia exercícios. Mas comecei a descuidar um pouco da minha saúde, estava há uns quatro anos sem me cuidar — revelou o ex-atleta, que conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona em 1992 com a seleção brasileira de vôlei e participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e de Sydney, em 2000.
A prevalência de doenças cardiovasculares entre homens e mulheres é bem semelhante, mas, no caso das mulheres, enfermidades como o infarto e o AVC ocorrem principalmente no período pós-menopausa, em função das alterações hormonais. Além disso, elas podem apresentar sintomas diferentes no caso de um infarto, pois somente um quarto sente a típica dor no meio do peito.
Segundo a Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs), qualquer pessoa acima de 40 anos, independentemente do sexo, deve realizar um “check-up” completo anualmente.