A prefeitura de Viamão, na Região Metropolitana, garantiu nesta quarta-feira (17) a compra do hospital da cidade junto à Fundação Universitária de Cardiologia (FUC). O acordo custará R$ 24 milhões. A operação deve ser finalizada até o dia 30 deste mês.
O objetivo do município é manter os atendimentos de urgência, emergência e saúde mental na cidade. Os serviços tiveram o encerramento das atividades comunicado em 8 de fevereiro pela Fundação Universitária de Cardiologia, devido à entrada da instituição em processo de recuperação judicial.
A aquisição inclui a garantia do pagamento dos direitos dos atuais funcionários da instituição em caso de futura rescisão contratual.
Na última semana, a Câmara de Vereadores de Viamão já havia autorizado a contratação de um financiamento, junto ao Banrisul, para a compra do hospital. A proposta foi formalizada no dia 9 de abril, após uma reunião entre a prefeitura de Viamão, a Fundação Universitária de Cardiologia, o governo do Estado e o Ministério Público.
Quando o fim dos atendimentos de urgência e emergência e de saúde mental foi comunicado, a Fundação Universitária de Cardiologia encaminhou um ofício às secretarias municipal e estadual da Saúde sobre a decisão. A então gestora alegou prejuízo mensal na casa dos R$ 950 mil. Em caso de fechamento dos setores, os contratos de trabalho de 196 profissionais poderiam ser encerrados.