A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre prepara um pacote de medidas contra a dengue e superlotação de hospitais para ser colocado em prática nos próximos dias. Os detalhes devem deve ser apresentados até segunda-feira (29).
O conjunto de ações deve incluir a ampliação de horários de atendimento em unidades de saúde aos finais de semana, contratação de equipes e compra de leitos e testes para uso na rede hospitalar do município. Esses itens devem ser colocados em prática com recursos próprios da prefeitura.
A proposta da SMS corre em paralelo à negociação sobre compra de leitos com recursos oriundos da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Essa negociação segue em debate entre o município de Porto Alegre e o Estado. O foco das ações que serão anunciadas não está apenas no combate à dengue. Visa também redução das superlotações e preparação do sistema municipal para a Operação Inverno.
Na terça-feira (23), após reunião com o governo do Estado, a SMS propôs a compra de novos leitos em hospitais da Capital. A aquisição seria feita a partir de cerca de R$ 5 milhões vindos do Programa Inverno Gaúcho com Saúde. A SES, por outro lado, havia disponibilizado leitos no Hospital Sanatório Partenon, mas que precisariam de investimento para adequação.