Após reunião com membros do governo do Estado nesta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre vai propor a compra de novos leitos para pacientes com dengue. A intenção da secretaria é solicitar a liberação de cerca de R$ 5 milhões para contratação de novos leitos para tratamento de pacientes com dengue e outras doenças. A verba seria oriunda do Programa Inverno Gaúcho com Saúde.
A proposta está sendo estruturada nesta quarta-feira (24). Ela deve ser apresentada à Secretaria Estadual de Saúde (SES) em uma nova reunião nesta quinta-feira (25), com detalhes burocráticos e planejamento.
A ideia surgiu após um primeiro encontro com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergman, e do secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, mas que terminou sem definição. Na ocasião, a SES colocou à disposição 48 leitos clínicos que seriam instalados no hospital Sanatório Partenon, na zona leste da Capital. O estabelecimento é administrado pelo Estado.
De acordo com a SMS, no entanto, o espaço destinado aos leitos possui estrutura antiga, e precisaria de investimento de equipe, material e de novos equipamentos. Ainda segundo a pasta, esse trabalho não contou com estimativa de custo ou mesmo um prazo definido. Ainda assim, o processo seria mais caro e não teria disponibilização imediata aos pacientes. Já a compra de leitos em outros hospitais seria feita para uso imediato.
A reportagem de GZH questionou a SES sobre o que foi debatido na reunião desta quarta-feira e se o espaço oferecido estaria preparado para receber pacientes. Até a publicação desta reportagem, não houve resposta.
Na manhã desta quarta, Porto Alegre tinha oito pessoas internadas com dengue em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo sete adultos e uma em UTI pediátrica. Além disso, havia 60 pessoas em leitos clínicos adultos e outras oito em leitos pediátricos.
Ainda na quarta-feira, o próprio secretário Fernando Ritter anunciou que seria debatida a possibilidade de abertura de leitos no Hospital Sanatório. A informação foi trazida por ele em entrevista ao programa Gáucha Atualidade. Ritter destacou, também, que a dengue já está infestada por todas as regiões de Porto Alegre.