Porto Alegre contará com o reforço de leitos hospitalares e de profissionais da saúde para atender ao aumento na demanda da população, sobretudo em razão das doenças respiratórias nos meses de temperatura mais baixa. Em entrevista nesta terça-feira (26) ao Gaúcha Atualidade, o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, afirmou que a Operação Inverno "está pronta". Conforme o secretário, o projeto prevendo a contratação de profissionais já passou pela Câmara de Vereadores.
— Esse ano a gente se preparou muito antes. Começamos a vacinação antes. A operação inverno já está pronta, com o número de leitos que vamos contratar excepcionalmente. Mas também com os hospitais que sempre são nossos parceiros. Vamos tomar todos os cuidados — afirma Ritter.
O projeto para contratação de mais profissionais foi protocolado no dia 11 de março. Ele autoriza chamar 148 profissionais que irão atuar no atendimento do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, do Hospital de Pronto Socorro, do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, nas unidades de turno estendido e nas farmácias distritais da atenção primária.
São 23 auxiliares de farmácia, 74 técnicos em enfermagem, 29 enfermeiros, quatro biomédicos, oito farmacêuticos, dois técnicos em laboratório e análises clínicas e oito médicos especialistas. As contratações vigoram pelo prazo de até 120 dias, contados da assinatura do contrato, podendo ser prorrogadas por mais 60 dias.
Nesta segunda-feira (25), Porto Alegre também deu início à vacinação contra a gripe. Segundo o secretário da Saúde de Porto Alegre, o primeiro dia foi considerado "excelente", com quase 1,5 mil vacinas aplicadas somente no Posto de Saúde Modelo.
— No ano passado, fomos surpreendidos com a questão das crianças com síndrome respiratória aguda grave. Esse ano, a gente começa a temporada cedo. Fico muito feliz em começar a campanha de vacinação agora em março, pois precisamos de 30 dias para imunizar as pessoas — diz o secretário.