Há 10 anos, a iniciativa Janeiro Vegano propõe que as pessoas fiquem 31 dias sem consumir alimentos de origem animal. O movimento, também conhecido como Veganuary, oferece guias de restaurantes e livros de receitas para facilitar o processo.
A ação surgiu na Inglaterra no final de 2013, quando ativistas veganos locais criaram o desafio para convidar as pessoas a experimentar o veganismo, estilo de vida que busca eliminar o uso de produtos de origem animal de todas as áreas da vida. Em janeiro de 2014, a campanha foi lançada e aproximadamente 3 mil pessoas aderiram à ideia. O movimento cresceu e em 2023 contou com mais de 700 mil participantes de todos os países do mundo, com exceção da Coreia do Norte.
— O objetivo é desafiar as pessoas a tentarem passar um mês seguindo o estilo de vida vegano. É um momento para aproximá-las do movimento, mostrando o que existe e o que é possível fazer. Por isso, aqui no Brasil, criamos uma jornada de conteúdo para ajudar os participantes nesses 31 dias — explica a diretora da Veganuary Brasil, Fernanda Morena.
Os interessados em participar do desafio podem se cadastrar no site da organização e receber, por e-mail, o Guia Brasileiro de Restaurantes Veganos e outras dicas nutricionais para facilitar o processo de transição. Porto Alegre conta com cinco opções de estabelecimentos veganos no guia.
Fernanda afirma que o desafio é para todos os interessados, independentemente da idade, sexo ou razão para considerar o novo estilo de vida. No ano passado, 23% dos participantes tinham entre 25 e 34 anos, e a maioria era do sexo feminino.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os benefícios do veganismo costumam estar associados a melhoras na saúde cardiovascular, diminuição do risco de desenvolvimento de condições de saúde como câncer colorretal, obesidade e diabetes. É importante pontuar, porém, que a dieta vegana pode não ser saudável, caso seja rica em carboidratos e alimentos ultraprocessados, por exemplo.
Por isso, a OMS indica uma dieta balanceada, com grãos, sementes, vegetais, frutas e leguminosas minimamente processadas.
*Produção: Yasmim Girardi