Na terça-feira (28), a influenciadora Adriana Sant'Anna publicou um vídeo em seu perfil no Instagram no qual mostrava um procedimento para "tirar todo o cocô velho" do intestino. A ex-BBB realizou a chamada hidrocolonterapia em uma clínica nos Estados Unidos, onde reside.
No vídeo, Adriana informa, junto a uma profissional, que a técnica elimina o "cocô acumulado de toda vida", já que, segundo elas, o intestino possui diversas cavidades onde as fezes se acumulam. Apesar da influenciadora afirmar que o vídeo é de utilidade pública, a comunidade médica é cautelosa quanto ao procedimento.
Daniel Azambuja, chefe do Serviço de Coloproctologia da Santa Casa de Porto Alegre, explica que a hidrocolonterapia é um procedimento com objetivo de melhorar constipação e retirar toxinas do intestino, mas diz não haver comprovação científica dos resultados. O médico diz que, durante a intervenção, são inseridos de oito a 20 litros de água pelo ânus, líquido que depois é expelido junto às fezes.
Além de não ter comprovação da efetividade do procedimento, Daniel alerta para os riscos de realizá-lo.
— Tem riscos de perfuração [do intestino], desidratação e distúrbio hidroeletrolítico — alerta.
O distúrbio hidroeletrolítico ocorre quando o paciente perde uma quantidade significativa de líquidos corporais e há alteração no nível dos eletrólitos, minerais que circulam no organismo.
O médico reforça que o procedimento não é indicado e pessoas que tenham interesse em realizá-lo devem procurar um especialista, que poderá analisar a situação e esclarecer dúvidas sobre a intervenção.
— Procure um médico coloproctologista e/ou gastroenterologista para maiores esclarecimentos sobre o procedimento — afirma.
*Produção: Giovanna Batista