O momento não é de preocupação, mas de atenção. Um levantamento feito pela reportagem de GZH apontou que cinco hospitais de Porto Alegre tiveram um aumento nos diagnósticos confirmados de Covid-19 entre setembro e outubro de 2023. A sondagem, realizada ao longo desta semana, contemplou oito das principais instituições de saúde da Capital, tanto públicas quanto privadas. O número de óbitos e internações, contudo, segue baixo.
No momento, perceberam esse crescimento: Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Ernesto Dornelles. Até agora o maior número de casos confirmados, entre adultos e crianças, foi observado no Clínicas, com 135 diagnósticos registrados até segunda-feira (23) - em setembro foram 76. Já um dos maiores índices de crescimento ocorreu no Conceição, com 15 casos contabilizados no mês passado e 37 até esta quinta-feira (26).
— Mesmo percebendo esse aumento, é importante destacar que não tivemos mais do que dois pacientes internados na UTI por conta da doença nesse período. Considerando que se trata de uma amostra pequena de casos, nosso foco agora é monitorar a situação para ver se há, de fato, um risco de crescimento ou se não passa de uma oscilação — afirma a coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Conceição, Ivana Varella.
O Hospital Vila Nova foi a única instituição que apresentou queda nos diagnósticos por covid-19, com 34 casos em setembro e 20 em outubro, diminuição de 58,8%. GZH aguarda os dados do hospital Divina Providência e da Santa Casa de Misericórdia.
Confira a evolução dos casos registrados nos hospitais
- Hospital Ernesto Dornelles: de quatro para 11 casos, aumento de 175%
- Hospital Conceição: de 15 para 37 casos, aumento de 146%
- Hospital São Lucas da PUCRS: de 44 para 104 casos, aumento de 136%
- Hospital de Clínicas: de 76 para 135 casos, aumento de 77%
- Hospital Moinhos de Vento: de 26 para 33 casos, aumento de 26%
- Hospital Vila Nova: de 34 para 20 casos, queda de 58,8%