O Youtube vai remover vídeos que promovam o tratamento prejudicial ou ineficaz do câncer. A decisão foi anunciada na terça-feira (15), no blog oficial da plataforma. Além disso, as novas diretrizes proíbem a publicação de vídeos que desinformem sobre prevenção e tratamento ou neguem pesquisas comprovadas no campo da saúde.
O objetivo, segundo a plataforma, é que pessoas com câncer e outras doenças possam ter facilidade de buscar conteúdos de alta qualidade e com fontes confiáveis sobre saúde.
“Quando os pacientes com câncer e seus entes queridos se deparam com um diagnóstico, eles geralmente recorrem a espaços online para pesquisar sintomas, aprender sobre as jornadas de tratamento e encontrar uma comunidade. Nossa missão é garantir que, quando acessarem o YouTube, eles encontrem facilmente conteúdo de alta qualidade de fontes de saúde confiáveis”, explicou a empresa na nota.
Segundo a empresa, a iniciativa surgiu pelo aprendizado em momentos como o da covid-19, em que as diretrizes devem estar de acordo com as orientações de autoridades de saúde locais e globais. Por isso, a plataforma promete uma atuação mais firme contra o conteúdo falso, a partir do protocolo divulgado na mesma nota:
- Desinformação sobre prevenção: remoção de conteúdo que contradiga as orientações das autoridades de saúde sobre a prevenção e transmissão de condições de saúde específicas, segurança e eficácia das vacinas aprovadas
- Desinformação sobre tratamento: remoção de conteúdo que contradiga as orientações das autoridades de saúde sobre tratamentos para condições de saúde específicas
- Desinformação de negação: remoção de conteúdos que questionem a existência de condições de saúde específicas