O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) deu início, nesta segunda-feira (14), à votação para eleger a nova presidência da instituição. Até terça-feira (15), das 8h às 20h, mais de 38 mil médicos registrados no conselho deverão indicar qual das três chapas concorrentes irá representá-los. Neste ano, pela primeira vez, a votação será 100% online.
De acordo com o Cremers, o início da eleição foi "tranquilo". "Alguns médicos vieram ao Cremers buscar auxílio para votar, mas a maioria dos relatos que recebemos foi de muita facilidade e rapidez para concluir a participação", informou a instituição através de nota.
A votação ocorre neste site. O resultado da eleição será divulgado ainda na terça-feira, após as 20h. Os vencedores assumirão a instituição a partir de 1º de outubro de 2023 e permanecerão até 30 de setembro de 2028.
As eleições ocorrem a cada cinco anos. Os médicos votam nas chapas, que têm 20 conselheiros titulares e 20 suplentes. O grupo vencedor escolhe, então, entre si, os integrantes que ocuparão os cinco cargos da diretoria (presidente, vice-presidente e outros cargos de direção), que se renovam a cada 20 meses, dentro do mesmo grupo.
Disputa judicial
A chapa 1 chegou a pedir a impugnação das chapas 2 e 3 por supostos problemas na inscrição. A Comissão Regional Eleitoral acatou o pedido, mas os grupos entraram com recurso – eventual impugnação só acontece após decisão final da Comissão Nacional Eleitoral, em Brasília, sem prazo definido para ocorrer. Assim, até o processo transitar em julgado, a eleição transcorre normalmente. Até o momento, não houve atualizações em relação ao processo, conforme o Cremers.
Conheça as chapas
Três chapas disputam a eleição deste ano:
Chapa 1 - Cremers de Todos: liderada pelo anestesiologista Carlos Sparta, atual presidente do Cremers, que busca a reeleição. Ele é filho do ex-secretário da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, que também integra o grupo.
Chapa 2 - Conexão: liderada pela otorrinolaringologista e médica do trabalho Tatiana Della Giustina. A médica é a primeira mulher a representar o Estado como conselheira no Conselho Federal de Medicina (CFM).
Chapa 3 - Pra Frente Cremers: encabeçada pelo cirurgião geral e do aparelho digestivo Eduardo Trindade. O médico foi presidente do Cremers entre 2018 e 2020 e atuou como vice-presidente de 2020 a 2022.