Criar uma rotina alimentar com saúde requer dedicação, planejamento, organização e disciplina. Porém, não existe uma regra para esse processo. A alimentação saudável ideal sempre será aquela que melhor se adaptar e couber no ritual diário, afinal, cada um tem seu ritmo de vida e recursos que devem ser respeitados.
De modo geral, as pessoas precisam entender o seu cotidiano e suas necessidades alimentares, reconhecendo os hábitos bons e os ruins. E, muitas vezes, esse processo requer a criação de novos costumes. Portanto, a evolução não é linear e faz parte compreender que haverá momentos de altos e baixos, nos quais é preciso paciência para não abandonar o compromisso que criou consigo.
Pensando nisso, Saulo Marti, especialista em varejo alimentar e cofundador da Diferente (startup que entrega cesta de alimentos orgânicos na casa dos consumidores), traz cinco estratégias simples para ajudar as pessoas a incorporarem uma alimentação saudável no dia a dia. Confira:
Dicas simples para ter uma alimentação saudável
1. Planeje as refeições da semana
Não são só as tarefas do trabalho, da casa, a rotina de treino ou as finanças precisam ser planejadas. A alimentação também precisa entrar nesse combo. Caso contrário, ela ficará para depois e você comerá o que aparecer pela frente, o que torna mais difícil seguir uma rotina de alimentação saudável.
Logo, estabeleça um dia para organizar a alimentação da semana, comprar, cozinhar e deixar as refeições semiprontas. Também é bom determinar em quais momentos aparecerão aqueles alimentos menos nutritivos, como doces, bolos, sorvetes, lanches, frituras, petiscos e bebida alcoólica.
Além disso, faça a lista de compras incluindo frutas e verduras – isso estimula o consumo desses alimentos. Deixe os legumes e algumas porções individuais congeladas. Organize os lanches intermediários, assim é possível reduzir as chances de consumir opções com alta densidade energética, como salgados fritos ou lanches açucarados e cheios de gordura.
2. Tenha sempre frutas e vegetais em casa
Esse é um dos principais segredos para conseguir manter a rotina de alimentação saudável. Deixe as frutas já lavadas (e até cortadas) na geladeira. Isso facilita o consumo a qualquer hora do dia, principalmente no café da manhã e em lanches intermediários. Dá para fazer o mesmo com as folhas e alguns legumes. Desse modo, terá sempre uma salada pronta para as refeições.
3. Inclua alimentos coloridos no cardápio
Priorize os alimentos íntegros e de origem vegetal — e quanto mais cores no prato, melhor. Frutas, verduras, legumes, cereais, sementes e leguminosas possuem alta densidade nutritiva, boas quantidades de fibras, micronutrientes, compostos bioativos e antioxidantes.
Esses alimentos contribuem para o controle da saciedade, mantêm o bom funcionamento intestinal, fortalecem o sistema imune e ajudam a reduzir o estresse oxidativo, prevenindo o envelhecimento celular precoce.
4. Esteja sempre com uma garrafa de água
O consumo insuficiente de líquidos é muito comum, impactando o bom funcionamento do organismo. É fundamental beber bastante água ao longo do dia para otimizar a circulação, evitar a retenção de líquidos, melhorar o processo de oxigenação celular e o funcionamento intestinal. Nesse caso, evite ficar longos períodos sem beber água.
5. Evite os ultraprocessados
Minimize ao máximo o consumo dos alimentos de alta densidade calórica, como os ultraprocessados, o excesso de açúcares e as comidas gordurosas (como lanches, pizzas, frituras, salgadinhos etc.). Ainda, é importante evitar alimentos de origem animal que trazem um elevado teor de gordura, principalmente, saturada, e poucos nutrientes como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Lembre-se: é importante procurar um profissional de nutrição para entender qual é a melhor dieta para você.
Por Renato Caliman