A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre informou que, das 132 unidades de saúde na Capital, duas permaneceram fechadas devido aos problemas causados pela passagem de um ciclone extratropical, na tarde desta quinta-feira (13). Outras 15 operaram com restrições.
Uma das unidades fechadas é a do Lami, por conta de alagamentos e queda de árvore, além da falta de energia elétrica e acúmulo de água no entorno. A unidade do bairro Glória também está alagada e não está atendendo.
As 15 unidades com restrições atenderam apenas casos graves, mas, conforme a secretaria, receberam o público para escuta e orientação. Doze dessas unidades estão sem energia elétrica e funcionaram até por volta das 17h30min: Campos do Cristal, Chácara do Banco, Ilha do Pavão, Ilha dos Marinheiros, Barão de Bagé, Morro dos Sargentos, Santa Anita, Divina Providência, Indígena ( também conhecida como Morro do Osso), Jardim da Fapa e Wenceslau Fontoura.
Outras quatro estão sem conexão com a internet: Navegantes, Ceres, Beco do Adelar e Cristal. A unidade de saúde Santa Maria está sem energia elétrica e serviço de internet.
A unidade de saúde Ponta Grossa está com destelhamento parcial e atendeu até as 17h quando voltou a chover. Segundo a SMS, a previsão é que o conserto seja feito nesta sexta-feira (14) se a instabilidade se dissipar.
A secretaria ressalta que as outras 115 unidades de saúde funcionaram normalmente.