Após furto de equipamentos de endoscopia, os atendimentos da especialidade no Hospital Universitário de Canoas, na Região Metropolitana, devem normalizar na próxima segunda-feira (24). O local foi furtado no final da tarde da última quarta-feira (19). A gestão do hospital estima um prejuízo de mais de R$ 500 mil.
De acordo com a instituição de saúde, as câmeras de segurança registraram a ação de um homem e uma mulher que entraram o setor de endoscopia e furtaram 10 aparelhos de três tipos distintos, como endoscópios e gastroscópios. Esses itens são utilizados em exames no local.
O furto continuou causando transtornos no atendimento dessa especialidade no hospital nesta sexta-feira (21). Conforme informado pela instituição, das 30 endoscopias diárias que costumavam ser realizadas, apenas 14 puderam ser feitas. Na quinta, somente cinco exames foram possíveis, já que só restou um aparelho disponível para uso. Normalmente, o hospital conta com duas salas para esse tipo de procedimento, com uma média de 16 atendimentos por turno.
A administração do Hospital Universitário de Canoas informou que novos equipamentos serão adquiridos nos próximos dias. Também afirmou que a diretoria não irá se manifestar até o encerramento das investigações.
O caso é investigado pela 3ª Delegacia de Polícia de Canoas.