O Hospital Universitário de Canoas, na Região Metropolitana, foi furtado no final de tarde dessa quarta-feira (19). Segundo a instituição de saúde, câmeras de segurança flagraram um homem e uma mulher entrando no setor de endoscopia e furtando dez aparelhos de três tipos, como endoscópios e gastroscópios. Os itens são utilizados em exames no local.
De acordo com o hospital, o prejuízo ultrapassaria R$ 500 mil. Um profissional é responsável pela segurança privada do local, mas não percebeu a movimentação dos suspeitos, que entraram no local utilizado máscara hospitalar e uma manta para esconder o rosto.
A falta dos aparelhos foi percebida por funcionários na manhã desta quinta-feira (20). Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Universitário de Canoas, um boletim de ocorrência foi registrado.
O furto gerou transtorno no atendimento dessa especialidade no hospital nesta quinta-feira (20). De quinze endoscopias realizadas por dia na instituição, somente cinco exames puderam ser realizados, já que há apenas um aparelho remanescente disponível para uso.
A previsão é que os atendimentos sejam normalizados na sexta-feira (21), pois novos equipamentos foram comprados pelo hospital, segundo a gestão. Ainda segundo o Hospital Universitário de Canoas, a diretoria não irá se manifestar até o encerramento das investigações.