O músico Herbert Vianna, vocalista dos Paralamas do Sucesso, está internado no Hospital Copa D'or, no Rio de Janeiro. De acordo com Ancelmo Gois, colunista do jornal O Globo, o músico de 62 anos foi diagnosticado com uma pneumonia.
O quadro de saúde do artista seria considerado leve e detalhes sobre a internação não foram divulgados. Entenda quais são os sintomas, como ocorre o diagnóstico e os tratamentos disponíveis contra a doença.
A pneumonia é uma infecção que se instala no pulmão e que é causada principalmente por três agentes: vírus, bactérias e, mais raramente, fungos. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames físicos e de imagem, bem como por meio de testes laboratoriais. Os tratamentos variam de acordo com cada quadro.
— Em geral, a pneumonia bacteriana é a mais comum, principalmente em adultos comunitários (que vivem em comunidade) e em pacientes hospitalizados — diz o médico pneumologista Felipe Marques da Costa, coordenador da equipe de pneumologia da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
O especialista destaca que a pneumonia viral é comum em crianças e idosos. Já a pneumonia fúngica é a forma menos comum, "ocorrendo preferencialmente em pacientes com algum grau de imunossupressão".
Formas de transmissão
A depender do agente envolvido na infecção, é possível que ocorra a transmissão interpessoal do causador, segundo especialistas. Isso pode desencadear em novos quadros de pneumonia, sem significar exatamente passar doença para outra pessoa. Conforme Costa, alguns dos principais modos de transmissão entre pessoas são:
Pneumonia bacteriana: a transmissão ocorre por meio da inalação de gotículas respiratórias contendo as bactérias, geralmente de uma pessoa infectada. Essas gotículas podem ser liberadas durante a tosse, espirro ou fala da pessoa infectada.
Pneumonia viral: a transmissão se dá principalmente por meio do contato com secreções respiratórias infectadas, como saliva, muco ou gotículas de tosse ou espirro. O contato pode ser direto (por exemplo, por beijos) ou indireto (por exemplo, tocando em objetos contaminados).
Como identificar
O diagnóstico de pneumonia pode ser feito por meio de exames físicos e de imagem, além de exames laboratoriais.
— O exame físico pode incluir a ausculta dos pulmões, para detectar sons anormais, como crepitações ou estertores, que podem indicar a presença de fluido ou pus nos pulmões — diz o pneumologista.
Em paralelo, os exames de imagem, como radiografias e, especialmente, tomografias computadorizadas, podem mostrar a presença de infiltrações ou áreas consolidadas nos pulmões, que podem ser indicativas de pneumonia. As testagens laboratoriais, como hemograma completo e análise do muco ou escarro, também podem ajudar a identificar o agente causador da infecção.
Quais os principais sintomas
- Tosse persistente, muitas vezes com muco ou escarro espesso
- Febre alta
- Dor no peito, especialmente ao respirar fundo ou tossir
- Falta de ar ou dificuldade para respirar
- Fadiga e sensação geral de mal-estar
Como diferenciar a pneumonia de outras doenças
Esses sintomas podem ser semelhantes aos de outras doenças respiratórias, como resfriado comum, bronquite ou gripe. No entanto, a pneumonia é uma infecção mais grave, que afeta os pulmões, e pode levar a complicações como insuficiência respiratória, principalmente se não for tratada adequadamente.
Segundo médicos, o paciente de pneumonia, geralmente, apresenta febre alta e tosse com muco ou escarro, enquanto o resfriado comum geralmente é acompanhado de sintomas leves a moderados, como coriza, espirros e dor de garganta.
— A bronquite é uma inflamação dos brônquios, que pode causar tosse com muco, mas geralmente não gera febre alta ou dor no peito. A gripe também pode apresentar febre alta e sintomas respiratórios, como tosse e falta de ar, mas eles geralmente aparecem de forma mais abrupta e os pacientes podem apresentar outros sinais, como dores musculares e de cabeça — diz Costa.
Quais são os principais tratamentos
O tratamento da pneumonia varia de acordo com a causa da infecção, a gravidade dos sintomas e a condição de saúde geral do paciente. Na maioria dos casos, o tratamento da pneumonia pode envolver o uso de antibióticos, medicamentos para alívio dos sintomas, repouso e hidratação adequada.
O tempo de duração do tratamento pode variar de acordo com a causa da infecção e a gravidade dos sintomas. Em geral, os pacientes com pneumonia apresentam melhora significativa nos primeiros dias de tratamento com antibióticos, que pode durar ao todo entre cinco e sete dias, na maioria dos casos.
Há remédios específicos ou vacina?
Em casos leves de pneumonia, é possível tratar em casa com medicamentos para alívio da febre e dor, antibiótico (em caso de pneumonia bacteriana), além de repouso e hidratação adequada. É importante lembrar que a automedicação pode ser perigosa e deve ser evitada, especialmente em casos mais graves de pneumonia.
A vacina é uma forma de se proteger. Conforme o Ministério da Saúde, a vacina Pneumo 23, ou pneumocócica 23, protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. Ela faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação e é oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante é indicado para crianças a partir dos 2 anos de idade e para adultos.