A pneumonia, infecção que fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiar viagem à China, tem sintomas como febre alta, tosse, falta de ar e catarro. A penetração de um agente infeccioso ou irritante, como bactérias, vírus, fungos ou reações alérgicas, no espaço alveolar dos pulmões, onde ocorre a troca gasosa, provoca a infecção que pode ter desenvolvimento severo. No caso de Lula, ele foi submetido a exames no Hospital Sírio-Libanês, na noite de quinta-feira (23), e foi para Palácio da Alvorada, em Brasília.
O presidente adiou novamente, neste sábado (25), a viagem em função de orientação médica. O presidente foi diagnosticado com "broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A". Ainda não foi definida nova data para a comitiva.
Além desses sintomas, os sinais mais comuns da pneumonia são dor no tórax, mal-estar generalizado e secreção purulenta amarelada ou esverdeada. Os quadros mais graves podem gerar alterações na pressão arterial, confusão mental e prostração. Embora os sintomas sejam muito parecidos, a infecção viral tende a ter sinais mais amenos.
Nesta época do ano, com a proximidade da chegada das temperaturas mais baixas, a preocupação aumenta. O número de casos de pneumonia costuma ter elevação no inverno, período em que as pessoas ficam mais confinadas, o que torna maior a circulação de vírus e bactérias.
As causas da pneumonia
As causas mais comuns da pneumonia são as infecções virais e bacterianas. As virais ocorrem pela inalação dos micro-organismos presentes nas gotículas de ar. O vírus influenza, da gripe, é um dos mais frequentes. Já as bacterianas são causadas por bactérias que habitam normalmente a nossa via aérea e, por algum motivo, desencadeiam a doença. Nesses casos, o pneumococo é um dos principias causadores da pneumonia. Muitas vezes, o quadro viral pode evoluir para um bacteriano, que é considerado o mais complicado.
Em quadros virais, há regressão da doença entre três e cinco dias. Nos que exigem mais atenção, como os chamados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), pode haver prescrição do medicamento Tamiflu. Já para os diagnósticos provocados por bactérias, são receitados antibióticos.
Prevenção e tratamento
A primeira medida preventiva é a manutenção de cuidados de higiene, como lavar bem as mãos e evitar contato com pessoas doentes tão mais indicadas. Além disso, a vacinação é a maneira mais eficiente de prevenir a doença.
A vacina Pneumo 23 é indicada para pessoas com mais de 60 anos e para aquelas com comorbidades (cardiopatas, diabéticos, imunodeprimidos) - para esse grupo, é gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Pneumo 10 faz parte do calendário oficial de vacinação infantil. Outra medida preventiva é a vacina contra a gripe, que evita o agravo em casos de Sindrome Respiratória Aguda (Srag).
Dependendo da gravidade do quadro, pode ocasionar dificuldade para respirar, falta de ar, derrame pleural, abscesso no pulmão e necessidade do uso de oxigênio ou medicamento para melhorar a respiração. O agravamento do quadro infeccioso, associado ou não a alguma comorbidade, pode matar.
Lula está recebendo atendimento
Segundo informações do jornal O Globo, Lula será tratado com antibióticos por 10 dias. Ele deverá ficar em repouso absoluto até a viagem que pretende fazer à China.
Para o g1, o médico do presidente, Roberto Kalil Filho, disse que conversou com Lula junto com a médica da presidência, Ana Helena Germoglio, e recomendou que ele não viajasse. O presidente concordou com a decisão e, de acordo com a Secom, ainda não há previsão de quando será realizada a visita à China.