A partir desta quarta-feira (3) mais um grupo será incluído na campanha de vacinação contra a gripe em Porto Alegre. Poderão receber a vacina os trabalhadores do transporte coletivo de passageiros urbanos e de longo curso da Capital.
Para fazer a vacina, os profissionais deverão apresentar documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista/cobrador profissional do transporte de passageiros. Todas as unidades de saúde municipais têm oferta de doses. No entanto, o horário de funcionamento varia de acordo com cada local.
Os demais grupos prioritários já incluídos na campanha seguem sendo vacinados. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a meta é atingir 90% de cada grupo até o fim da campanha, previsto para 31 de maio. Ainda segundo a secretaria, com o recebimento de mais doses, haverá a ampliação para outros grupos.
Até o momento, a procura pela vacina contra a gripe está bem abaixo da meta desejada pela prefeitura. Conforme dados da SMS, apenas 17,1% das 717 mil pessoas habilitadas a receber a dose procuraram as unidades de saúde para fazer a aplicação.
Grupos já incluídos na campanha:
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
- Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes e Puérperas
- Professores do Ensino Básico e Superior
- Povos indígenas e quilombolas
- Trabalhadores da Saúde dos serviços públicos e privados
- Profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis
- Pessoas com deficiência permanente