A prefeitura de Porto Alegre inicia neste final de semana as primeiras ações da Operação Inverno na área da saúde. A partir deste sábado (20) e domingo (21), cinco unidades de saúde estarão abertas nos finais de semana, das 10h às 19h. Manter os postos em funcionamento busca desafogar as emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que operam acima da capacidade na Capital há semanas.
Os postos abertos neste final de semana serão:
- Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410 - Bairro Bom Jesus)
- José Mauro Ceratti Lopes (Estrada João Antônio da Silveira, 3330 – Bairro Restinga)
- Moab Caldas (Avenida Moab Caldas, 400 - Bairro Santa Tereza)
- Santa Marta (Rua Capitão Montanha, 27 - Bairro Centro Histórico)
- São Carlos (Avenida Bento Gonçalves, 6670 - Bairro Partenon)
As unidades de saúde atenderão casos sem gravidade que chegam às UPAs e pacientes poderão ser encaminhados aos postos. Neste momento, as unidades estarão focadas principalmente em consultas médicas. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a iniciativa funcionará por três meses.
A ação também tem como objetivo oferecer uma quantidade maior de consultas, além de evitar que pacientes com casos leves aguardem por mais tempo em serviços dedicados a casos graves e agudos. Atualmente, Porto Alegre possui quatro UPAs para acolhimento de urgência. De acordo com a SMS, aproximadamente 75% dos pacientes que chegam a essas unidades são casos leves, que demandam somente medicação, atestado e orientação.
Nesta sexta-feira (19), o Hospital de Pronto Socorro (HPS) registra superlotação no atendimento de pacientes na emergência e na ala de internações, situação que também é registrada em outras instituições da Capital.
A Capital executa o Procedimento Operacional Padrão (POP) - Operação Inverno em períodos de baixas temperaturas, em ações integradas com diferentes secretarias. Uma delas, liderada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), diz respeito ao período no qual há ampliação de vagas no sistema de proteção para a população adulta em situação de rua. Neste ano, 23 espaços extras serão abertos em albergues e abrigos da cidade, a partir de 1º de junho.