A prefeitura de Porto Alegre divulgou nesta terça-feira (11) o balanço de contaminações por dengue até a última semana. O boletim informativo registrou 82 novos casos da doença, sendo 73 contraídos na Capital, ou seja, autóctones.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nem todas as contaminações ocorreram exatamente entre o período que compreende a semana epidemiológica 14 (2 a 8 de abril). Até o momento, foram confirmados 18 novos casos autóctones nos bairros Aparício Borges (5), Vila João Pessoa (4), Vila São José (4), Partenon (2), Agronomia (2) e Lomba do Pinheiro (1).
Ainda de acordo com a secretaria, os dados apontam para a manutenção da transmissão sustentada do vírus da dengue na região Leste, em especial nos bairros Vila João Pessoa, Vila São José, Partenon e Aparício Borges. Até o momento, a Capital contabiliza 317 casos de dengue desde o início de 2023. Destes, 291 foram contraídos no próprio município.
Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o boletim indica alto índice de infestação dos 46 bairros monitorados pela prefeitura com o sistema de armadilhas de captura.
Em um comparativo com o ano passado, no entanto, o número total de casos para este período é menor. Em 2022, foram 1.842 casos de dengue confirmados na cidade dentro da semana epidemiológica 14, quase seis vezes o número atual.
Casos em avaliação
A Vigilância Epidemiológica da SMS recebeu, desde o início do ano, 1.189 suspeitas de dengue, das quais 1.063 entre pessoas residentes da Capital. Do total de notificações de residentes, 512 seguem em investigação laboratorial, 224 foram descartadas e dez tiveram resultado inconclusivo.
Na tentativa de diminuir a população adulta do mosquito transmissor da doença, a prefeitura realiza nesta quarta-feira (12) mais uma ação de pulverização de inseticida. A ação ocorrerá no bairro Santa Tereza, na zona sul da cidade. As ruas que receberam o produto químico são: Dr. Ildefonso Pinto, Prisma, Dona Otília e Capivari. A saída da ação será da rua Dr. Ildefonso Pinto, às 8h30min.