O Aedes aegypti é responsável por transmitir, além de outras doenças, o vírus da dengue. A picada do inseto popularmente conhecido como mosquito da dengue, não gera incômodos enquanto ele suga o sangue de humanos, mas pode culminar em sintomas mais complicados dentro de até 10 dias.
Existem quatro vírus da dengue capazes de infectar as pessoas — DENV1, DENV2, DENV3, DENV4. Responsáveis por causar essa doença infecciosa, que afeta centenas de brasileiros desde o seu surgimento, as espécies de mosquitos que carregam esses sorotipos são menores do que os pernilongos convencionais.
O mosquito transmissor da dengue e da febre amarela tem listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas, com detalhes esbranquiçados, e o ruído produzido pelo inseto é praticamente inaudível ao ouvido humano.
Predominantemente estabelecido em áreas tropicais e subtropicais, o mosquito transmissor da dengue costuma colocar seus ovos nas paredes do criadouro, muito próximo a superfície da água — local de alta taxa de desenvolvimento do Aedes aegypti, principalmente em recipientes artificiais, como vasos de plantas, e se estiver suja e parada.
Apesar dos mosquitos viverem apenas 45 dias, segundo o Ministério da Saúde, os ovos são de grande resistência e conseguem suportar, dentro de um recipiente em contato com a água, entre 300 e 400 dias. Além disso, cada inseto consegue colocar até 450 ovos durante o seu curto período de vida.
Picada mosquito da dengue
Apenas o mosquito da dengue fêmea pica as pessoas. Inclusive, isso ocorre praticamente apenas durante o dia. A sensação de eventual coceira ou incômodo é semelhante à picada de qualquer outro inseto da espécie, por isso é importante prestar atenção na suposta aparição de sintomas.
O mosquito contrai o vírus ao atacar a pele de alguém que está com a doença e, posteriormente, pousa para "atacar" outro humano, o infectando a partir desta transmissão.
Sintomas da dengue
- Febre alta, superior a 38°C
- Dor no corpo e articulações
- Dor atrás dos olhos
- Mal estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele sorotipo do vírus, seja DENV1, DENV2, DENV3, DENV4, mas não para os outros desta mesma lista. Ou seja, em tese, um mesmo indivíduo pode ter quatro infecções, sendo as posteriores mais graves do que a primeira, independentemente do tipo. Entretanto, há estudos que indicam que o tipo 3 (DENV3) é o que carrega maior carga viral.