A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul anunciou nesta sexta-feira (10) a ampliação do público-alvo da vacina bivalente contra a covid-19. Com a recomendação da SES, a população acima de 60 anos também pode participar da campanha de imunização. O atendimento será feito pelos municípios de forma escalonada, conforme disponibilidade de doses. Em Porto Alegre, a oferta para essa faixa etária ocorre desde a última quarta-feira (8).
A pasta afirma que o Estado recebeu 473 mil doses do imunizante da Pfizer entre o último sábado (4) e a quinta-feira (9), sendo que 149 mil vacinas já foram distribuídas aos municípios gaúchos na terça-feira (7). Até o momento, o Rio Grande do Sul recebeu aproximadamente 838 mil doses. Na próxima semana, está previsto um novo envio, que será planejado de acordo com as solicitações das secretarias municipais de saúde.
Aberta de forma antecipada no Estado, no dia 14 de fevereiro, a vacinação bivalente imunizou 145,5 mil pessoas até esta sexta-feira, segundo dados do Ministério da Saúde. Com a inclusão de idosos entre 60 a 69 anos entre o público-alvo, estima-se que 2,4 milhões pessoas passem a estar aptas a receber a dose bivalente, uma versão atualizada das vacinas usadas na campanha de imunização iniciada em 2021.
Para receber a vacina bivalente, é preciso ter concluído ao menos o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou pela dose única. A última aplicação recebida deve ter sido feita há, no mínimo, quatro meses.