A Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo informou, nesta quarta-feira (30), a identificação de um caso de malária no município. O paciente é um homem de 32 anos, morador do bairro Santos Dumont, que se mudou para a cidade da região metropolitana de Porto Alegre há menos de um mês.
Antes da mudança para São Leopoldo, o homem vivia em Roraima, no norte do país. Por isso, a secretaria trata o caso como importado, porque não há nenhuma indicação de que tenha ocorrido a transmissão local da doença.
Segundo a pasta municipal da saúde, o paciente está em casa, apresenta estado estável de saúde e já iniciou tratamento com a medicação indicada. O caso então suspeito foi reportado na terça-feira (29). A confirmação ocorreu por meio de exame feito no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).
A secretaria de saúde disse que uma equipe de enfermagem da vigilância epidemiológica visitou a casa onde o paciente mora, além de ter conduzido novos exames para controle e consultas de avaliação.
Esse foi o segundo caso importado de malária identificado em São Leopoldo em 2022. No início do ano, um homem que esteve a trabalho na África do Sul também teve diagnóstico positivo para a doença.