
O primeiro lote do antiviral Paxlovid para tratamento de covid-19 foi entregue ao Ministério da Saúde nesta semana. São 50 mil unidades do medicamento, formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir, que serão incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS) .
Produzido pela Pfizer, o remédio é indicado para o tratamento da infecção de pessoas com risco de internações, complicações e mortes por causa da doença. Ele foi desenvolvido para ser administrado por via oral, até cinco dias do início dos sintomas, depois do diagnóstico confirmado com teste reagente/detectável para o coronavírus, seja pelas metodologias de testes rápidos de antígeno (TR-Ag) ou por testes de biologia molecular (RT-qPCR ou LAMP).
— Com a chegada dessa medicação, teremos mais um tratamento disponível nas Unidades Básicas de Saúde para os médicos que, com autonomia, poderão prescrevê-la nos casos que estão indicados, e trará benefícios para as pessoas que precisem dessa terapia — destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
De acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, o lote ainda passará por triagem antes de ser definida a distribuição dos medicamentos entre os Estados. Não há previsão de data para este envio. A Secretaria Estadual de Saúde informou, via assessoria, que ainda não foi informada sobre quando deverá receber o medicamento.
O Paxlovid foi o primeiro que recebeu parecer favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). O remédio está indicado no SUS para pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 com sintomas leves a moderados, que podem evoluir para sintomas mais graves, que não requerem oxigênio suplementar, independentemente do status vacinal. Os primeiros a terem direito ao medicamento são os imunocomprometidos com 18 anos ou mais e os pacientes com 65 anos ou mais.
O envio do medicamento faz parte de um acordo assinado com o governo brasileiro que prevê também a entrega de mais 50 mil unidades. De acordo com o laboratório, a próxima remessa acordada deve ser entregue no início de 2023.
Antiviral é utilizado em 43 países
Na América Latina, o Brasil é o terceiro país a receber o tratamento. O medicamento já está sendo ofertado no México e Panamá. Globalmente, o antiviral já foi distribuído a 43 países, com um total de 30,3 milhões de cursos de tratamento entregues.
Dados clínicos do estudo de fase dois/três EPIC-HR (Evaluation of Protease Inhibition for COVID-19 in High-Risk Patients) apontam que o Paxlovid, na comparação com placebo, reduz em até 89% a possibilidade de hospitalização ou morte em pacientes com as formas leves ou moderadas de covid-19 que tenham ao menos um fator de risco para a evolução a quadros graves quando administrado em até cinco dias após o início dos sintomas.
Ainda no estudo EPIC-HR, o Paxlovid reduziu a carga viral aproximadamente 10 vezes em relação ao placebo quando o tratamento foi iniciado em até três dias após o início dos sintomas, indicando uma robusta atividade contra o vírus SARS-COV-2 representando a maior redução de carga viral já reportada em um agente oral anti-covid-19.