O Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, acaba de inaugurar uma nova sala de hemodinâmica no Centro de Terapia Endovascular. O setor, onde ocorrem procedimentos minimamente invasivos para tratamento ou diagnóstico de doenças, recebeu investimento em tecnologia de alta complexidade. A abertura do novo espaço ocorreu na tarde da última segunda-feira (12).
Entre os grandes diferenciais da nova sala está a chegada do angiógrafo Azurion 7, da marca Philips, que hoje contempla a mais inovadora tecnologia na área da medicina, sendo um dos poucos no Brasil e único no Estado adquirido em versão completa. Esse equipamento permite a obtenção de imagens em alta definição.
— Com esse angiógrafo, conseguimos uma excelente qualidade de imagem e redução nas doses de contraste e radiação, isso em razão dos softwares que facilitarão e guiarão estes procedimentos endovasculares — explica o coordenador do Serviço de Cirurgia Cardiovascular e de Doenças Cardíacas Estruturais do HMD no Hospital Mãe de Deus, Eduardo Saadi.
Técnicas minimamente invasivas são conhecidas pela redução do trauma cirúrgico e melhor recuperação do paciente e, em alguns casos, podem substituir algumas cirurgias abertas. Com a máquina adquirida pelo Mãe de Deus, ainda mais segurança, precisão e rapidez são agregados a procedimentos em cardiologia intervencionista, neurointervenção, cirurgia vascular e radiologia intervencionista.
— Temos investido com força na qualificação daquilo que cada vez mais é um dos nossos diferenciais: a alta complexidade baseada em tecnologia de ponta e em um corpo clínico altamente capacitado — afirma o diretor-geral do Hospital, Rafael Cremonese.
A reforma do espaço também buscou qualificar o fluxo de atendimento aos pacientes, que agora contam também com novas salas de recuperação. Para os profissionais de saúde que atuarão no local, vestiários de barreira e espaços mais amplos também são novidades. O investimento total foi de R$ 4,5 milhões.