A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) oficializou nesta sexta-feira (16) a aprovação do uso da vacina contra a covid-19 da Pfizer para crianças entre seis meses e quatro anos. Este é o primeiro imunizante que pode ser aplicado em menores de três anos no Brasil. A partir dos três anos, as crianças já podiam receber a vacina CoronaVac, único imunizante autorizado para o público, por parte do governo federal ao Estado.
Técnicos da Anvisa já haviam feito o parecer favorável na quarta-feira (14), mas a decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira após análise de dados e estudos clínicos que indicam a segurança e eficácia da vacina nessa faixa etária.
Assim como outros imunizantes destinados ao público infantil, a vacina aprovada tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas. As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.
Para diferenciar dos demais frascos, o imunizante terá tampa de cor vinho. Segundo o órgão, o uso de diferentes cores é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias. A vacina para pessoas acima de 12 anos, por exemplo, possui tampa de cor roxa, e a destinada ao público de cinco a 11 anos, laranja.
Apesar da aprovação, as vacinas só poderão ser enviadas aos postos de saúde após o aval do Ministério do Saúde, responsável pelo calendário de vacinação.