Considerada surto pelo Ministério da Saúde (MS) no Brasil, a varíola dos macacos (monkeypox) já tem testes disponíveis na rede privada de saúde de Porto Alegre. Nesta quarta-feira (3), a reportagem de GZH entrou em contato com seis laboratórios de análises clínicas da Capital: cinco deles informaram terem iniciado a testagem da doença nos últimos dias. (Veja lista abaixo)
Os preços do exame variam entre R$ 370 e R$ 700 e são do mesmo tipo, os chamados RT-PCR. No entanto, o teste é feito apenas mediante autorização de um médico. Conforme os estabelecimentos, não é preciso marcar horário para a testagem, que consiste em uma coleta de secreções de lesões da pele do paciente. Depois, o material é enviado para análise. O resultado fica pronto em até três dias úteis, na maioria dos laboratórios.
Foram registrados, até o momento, 1,6 mil casos da doença no país, e uma morte, em Minas Gerais. Nesta quarta-feira (3), o número de casos confirmados no Rio Grande do Sul chegou a 12, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os registros ocorreram em Porto Alegre (5), Caxias do Sul (2), Canoas (1), Garibaldi,(1), Igrejinha (1), Uruguaiana (1) e Viamão (1). Os pacientes são sete homens e cinco mulheres.
Rede privada
Notícia
Laboratórios de Porto Alegre oferecem teste para detectar a varíola dos macacos
Rio Grande do Sul tem 12 casos confirmados da doença até o momento, a maioria na Capital