O Governo do Estado do Rio Grande do Sul tem armazenado, nas condições ideais, um lote de vacinas contra a covid-19 da Astrazeneca, que originalmente venceu nesta quarta-feira (3). O número de doses não foi divulgado. Na semana passada, a Rádio Gaúcha informou que o lote que veio do Ministério da Saúde possuía 266 mil doses. A Secretaria da Saúde (SES) ainda não tem contabilizado quantas dessas vacinas foram aplicadas nesta semana na qual ainda estavam no prazo.
A partir de agora, elas seguem uma orientação do Ministério: ficam armazenadas em uma faixa de temperatura de 2 ºC a 8º C, aguardando estudos de avaliação da estabilidade. Segundo a indicação, os estudos "pretendem verificar a segurança da extensão da validade e uso de vacinas com prazo próximo ao vencimento".
Segundo a SES, as vacinas que venceram nesta quarta-feira ficarão guardadas. A secretaria espera para saber se ainda poderá usa-las ou não. Conforme a chefe da Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, o vencimento não compromete o envio de novos lotes e não altera o calendário de vacinação.
O Ministério da Saúde não divulgou um prazo para os estudos ficarem prontos. Procurado, o Ministério ainda não se manifestou sobre o assunto.