Para não desperdiçar vacinas vencidas da AstraZeneca, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) permite que os imunizantes fora da data de validade sejam aplicados na população. A medida, no entanto, só é válida para as unidades que fazem parte dos 221 lotes que tiveram a ampliação do prazo estendido de seis para nove meses após decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ocorrida ainda em março deste ano.
O número exato de vacinas da AstraZeneca que tiveram a prorrogação da data de validade, podendo assim serem usadas pelos municípios gaúchos, não foi informado pela SES. A secretaria destaca, no entanto, que os novos prazos dos imunizantes variam de abril a dezembro de 2022 (confira aqui os lotes alterados).
Em Porto Alegre, onde moradores relatam que foram vacinados com doses da AstraZeneca que estariam vencidas, a Secretaria de Saúde do município afirmou que são as unidades de lotes com prazo ampliado.
Em nota, a SES afirmou ainda que "as equipes de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) possuem a capacitação para o controle dos imunizantes. Caso a pessoa tenha alguma dúvida, o profissional de saúde poderá dar as devidas explicações, pois todo esse processo possui regulamentação e os novos prazos são sempre publicados em notas e informes técnicos, com o aval da Anvisa".
Novo lote vencido
Ainda no início de agosto, um lote com cerca de 266 mil doses de AstraZeneca venceu no Estado. Os imunizantes, que chegaram do Ministério da Saúde no dia 1º de julho, estão fora de uso, aguardando um estudo para verificar a segurança de ampliar o prazo de vencimento. A avaliação é conduzida pela Fundação Owaldo Cruz (Fiocruz) e pode durar até três meses.
Com isso, a SES orientou que a rede municipal aguarde até outubro, mantendo os lotes da vacina na faixa de temperatura de 2ºC a 8ºC, até uma nova definição sobre uso ou descarte.