Na semana passada, as pessoas na casa dos 30 anos moradoras de Porto Alegre passaram gradualmente a ser contempladas pela oferta da quarta dose da vacina contra a covid-19. A inclusão de uma nova faixa etária, contudo, não tem só lados positivos – se deve à baixa procura pela dose de reforço, permitindo que, mesmo sem receber novos lotes, a prefeitura oferte a dose complementar para cada vez mais moradores (leia mais abaixo).
A aplicação da segunda dose de reforço – ou quarta dose – se manteve exclusiva para pessoas com 40 anos ou mais durante cerca de um mês. Iniciada em 5 de julho, a faixa etária compareceu pouco às unidades de saúde, segundo Caroline Schirmer, diretora da Atenção Primária à Saúde da Capital.
— Apesar de termos liberado a quarta dose para todos acima de 40 anos, muitas dessas pessoas não buscaram a quarta dose, e essas vacinas ficaram no nosso estoque. Como de forma alguma vamos deixar essas doses vencerem, em análise das diretorias, deliberamos por prosseguir com a vacinação — explica Caroline.
Por isso, no dia 8 de agosto, a prefeitura de Porto Alegre ampliou a faixa etária contemplada para acima de 39 anos. A partir da última quarta-feira (10), pessoas com 37 anos ou mais já puderam comparecer nas unidades de saúde. Na sexta (12), o público já foi aumentado para pessoas com 35 anos ou mais. Nesta segunda, para quem tem acima de 33 anos — tudo isso sem receber novas remessas de vacinas.
As ampliações continuam por parte da prefeitura: nesta segunda-feira (15), foi anunciada quarta dose para pessoas com idade entre 18 e 32 anos e que tenham comorbidade. Esse público já pode tomar o segundo reforço a partir desta terça-feira (16). As doenças consideradas podem ser conferidas neste link e os horários e locais de vacinação podem ser conferidos clicando aqui. A ideia é fazer a liberação aos poucos, a fim de não gerar aglomeração nos postos.