O movimento é baixo nas Unidades de Saúde de Porto Alegre que começaram nesta sexta-feira (22) a aplicar a vacina contra a covid-19 para todas as crianças de quatro anos. Hoje é o primeiro dia de aplicação do imunizante para todo esse grupo.
Ao todo, 25 pontos estão aplicando o imunizante CoronaVac, com uso autorizado pela Anvisa desde o dia 13 de julho. A vacinação começou escalonada na Capital, e na quarta (20) e quinta-feira (21) foram disponibilizadas doses somente para crianças imunocomprometidas de três e quatro anos. Com a baixa procura , o público foi ampliado.
O Centro de Saúde IAPI, na Zona Norte, apresentou o maior movimento. Entre 8h e 10h40min cerca de 30 crianças se vacinaram. Não houve registro de filas, e a aplicação ocorreu de forma rápida.
A enfermeira Tânia Concolato espera que o movimento aumente no turno da tarde:
— Aqui sempre tem um movimento maior. Com a temperatura subindo, o movimento deve aumentar.
Na unidade Santa Marta, centro de Porto Alegre, o movimento era muito tranquilo por volta das 9h30min. Apenas quatro crianças estavam se vacinando.
— Talvez por ter sido anunciado muito em cima da hora, o movimento está baixo. Acho que segunda-feira deve aumentar — diz a enfermeira Gabriela Guimarães Andrade.
A reportagem de GZH passou pela Unidade de Saúde São Carlos, junto do terminal Antônio de Carvalho, no bairro Partenon. Por volta das 10h, apenas três crianças haviam buscado o imunizante.
Quem tomava a vacina ganhava um diploma e um adesivo com os dizeres “super vacinada”. A imunização de crianças imunocomprometidas de três anos segue disponível nos mesmos locais.
Outros públicos
Para a população a partir de 12 anos, a vacinação ocorre no Shopping João Pessoa e Lindóia Shopping (até as 16h) e em 35 unidades de saúde com aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Clique aqui para ver os locais e horários.