Após uma semana sem ampliar a faixa etária das pessoas aptas a receber a quarta dose da vacina contra a covid-19, a prefeitura de Porto Alegre disponibiliza o imunizante para quem tem mais de 60 anos a partir desta quarta-feira (1º). O frio da manhã, no entanto, parece ter afastado as pessoas, e o movimento foi tranquilo nos 24 locais disponibilizados para a aplicação do imunizante.
Junto ao Shopping João Pessoa, uma fila começou a se formar a partir das 10h. Cerca de 30 pessoas esperavam, mas o tempo médio até a aplicação era de 15 minutos. O autônomo João Pedro Longo do Nascimento, 60 anos, morador do bairro Azenha, era uma das pessoas na fila:
– Todos os dias eu conferia se mudou a idade. Estava esperando.
Na Unidade de Saúde Santa Cecília havia uma pequena fila. Antes das 10h, cerca de 20 pessoas aguardavam. Uma delas, o contador Ângelo Camini, 69 anos, levou menos de 20 minutos da fila até receber a dose. Ele conta que esperou passar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, que o manteve ocupado. Nesta manhã, aproveitou o deslocamento e tomou a vacina contra a gripe também:
– Já tomei as duas. Essas semanas foram de muito trabalho e esperei acalmar.
Já na Unidade de Saúde Moab Caldas, no bairro Santa Teresa, o movimento foi bem calmo. Enquanto a reportagem passou pelo local, durante a manhã, cinco pessoas aguardavam, e o tempo de espera não chegou a dez minutos.
Os irmãos Sandra Regina Grabauski, 66 anos e João Batista Grabauski, 60 anos, estavam ansiosos pela quarta dose:
– Abriu a minha idade e a gente veio junto –disse ele.
Quarta dose
A quarta dose está disponível para quem tem 60 anos ou mais e tomou a terceira dose de Oxford, Pfizer ou Coronavac, ou com a segunda dose de Janssen, até o dia 1º de fevereiro, ou seja, há pelo menos quatro meses. A abertura de faixa etária foi possível com a chegada de cerca de 25 mil doses de vacinas à Capital na terça-feira (31).
A aplicação ocorre no Shopping João Pessoa e em 23 unidades de saúde, até 17h, sendo seis delas com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Para a população adulta, a aplicação de primeira, segunda e terceira ocorre nos mesmos locais.
Para receber a quarta dose, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e a carteira de vacinação.
A vacinação para crianças de 5 a 11 anos acontece em 26 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). A unidade móvel está em frente da Escola Estadual de Ensino Fundamental Araguaia, no bairro Aberta dos Morros, até 15h. Todos locais aplicam primeira e segunda dose.