O frio intenso persiste em todo o Rio Grande do Sul, e a manhã desta quarta-feira (1º) amanheceu gelada e sem chuva em todo o Estado. Entre 5h e 6h desta quarta-feira (1º), o termômetro marcou 4,1ºC em Porto Alegre, conforme a Climatempo. A sensação térmica foi menor: 3ºC. A meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo, explica o porquê: 90% de umidade e vento de 7,9km/h. A temperatura de hoje é mais baixa do que a registrada na terça-feira (31), quando a mínima foi de 5,2ºC na Capital - este era, até então, o dia mais frio do ano. Há três anos, o mês de junho não havia o registro de uma temperatura tão baixa na Capital.
Todas as regiões do Estado amanheceram com temperaturas baixas. Na Fronteira Oeste, as mínimas ficaram próximas do zero. Nenhum município gaúcho tem registro de temperatura negativa.
Na Fronteira Oeste, Santana do Livramento teve mínima de 0,1ºC e Alegrete fez 2ºC. Na Campanha, Bagé registrou 0,6ºC. Na serra Gaúcha, Canela registrou 1,1ºC. Bento Gonçalves e Caxias do Sul registram 3ºC. No sul do Estado, Pelotas e Rio Grande tiveram a mesma temperatura mínima nesta manhã, 2ºC. No centro do RS, Santa Maria amanheceu com mínima de 1,7ºC. No Litoral Norte, Tramandaí fez mínima de 6ºC.
Na quinta-feira(2), ainda será frio. No Litoral Norte e Serra, a previsão indica chuva. Nas outras regiões, tempo firme. Há chance de geada em Bagé.
As temperaturas mínimas desta quarta-feira no Estado:
- Santana do Livramento: 0,1ºC
- Jaguarão: 0,4ºC
- Bagé: 0,6ºC
- Quaraí: 0,8ºC
- Canela: 1,1ºC
- São José dos Ausentes: 1,4ºC
- Camaquã: 1,4ºC
- São Gabriel: 1,6ºC
- Cambará do Sul: 1,9ºC
- Alegrete: 2ºC
- Santa Maria: 2,2ºC
- Teutônia: 2,2ºC
- São Vicente do Sul: 2,2ºC
- Caçapava do Sul: 2,4ºC
- Cruz Alta: 3ºC
- Soledade: 3,1ºC
- Uruguaiana: 3,2ºC
- Porto Alegre: 4,1ºC