Porto Alegre ainda não tem data para expandir a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 às pessoas a partir dos 50 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ampliação da faixa etária só vai ocorrer quando o município receber uma nova remessa de imunizantes.
A previsão da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é de que novas cargas cheguem ao Estado entre segunda (13) e terça-feira (14), totalizando 1,2 milhão de doses. De acordo com a pasta, parte desses imunizantes deve ser distribuída aos municípios, incluindo a Capital, ainda na manhã de terça. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que aguarda pela entrega das vacinas para definir qual público será contemplado.
Pela escassez de doses, também não há data confirmada para Porto Alegre avançar na aplicação da terceira dose aos adolescentes entre 12 e 16 anos. Agora, somente os de 17 que tomaram a segunda dose até 8 de fevereiro podem receber a dose de reforço na Capital.
O governo do Estado deu autorização para os municípios gaúchos ampliarem a aplicação da quarta dose no grupo dos 50 anos e profissionais da saúde ainda na quarta-feira (8). Porto Alegre, como outros municípios, não pôde ampliar a campanha, justamente pela escassez de vacinas.
No entanto, com a chegada de 25 mil doses na quinta-feira (9), a Capital conseguiu ampliar a aplicação da quarta dose, também chamada de segundo reforço, para profissionais da saúde da linha de frente, que atuam em hospitais, postos de saúde e pronto-socorros - no caso deles, as doses são distribuídas nos próprios locais de trabalho.