Saúde

Vacina contra covid-19
Notícia

Postos de Porto Alegre têm baixa procura de adolescentes por reforço; há dúvidas sobre quarta dose 

Pessoas com 50 anos ou mais buscaram pela segunda dose de reforço contra covid-19, mas o serviço ainda não foi ampliado na Capital 

Karine Dalla Valle

Enviar emailVer perfil
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Fila da vacina no Shopping João Pessoa quase não tinha adolescentes pela manhã desta quarta (8)

Foi baixa a procura dos adolescentes de 17 anos pela terceira dose da vacina contra a covid-19 na manhã desta quarta-feira (8) em Porto Alegre, primeiro dia em que a Capital passou a garantir o reforço para esse grupo. Por outro lado, pessoas de 50 anos ou mais apareceram nos postos de saúde desejando tomar a quarta dose, que ainda não é ofertada para esse público.

Entre os poucos jovens na fila do Shopping João Pessoa estavam os colegas Jamilly Reis, Camilly Xavier e Douglas Moreira, todos com 17 anos. Eles foram buscar a terceira dose assim que terminou a aula no Colégio Estadual Inácio Montanha, no bairro Santana.

É em casa que Jamilly, filha de uma técnica de enfermagem, recebe orientações constantes sobre os cuidados com a saúde.

— Minha mãe, que é técnica de enfermagem, me incentiva a me vacinar. Mas a gente não vê ninguém falando sobre vacinação na escola. Alguns professores falam, mas não tem nem cartazes - disse. 

Apesar da pouca idade, os colegas têm consciência sobre a importância de seguir à risca o esquema básico de imunização contra a covid-19, estabelecido em três injeções.

— Não ficaria sem a terceira dose. E se tiver a quarta para adolescentes, vou tomar também - disse Camilly.

Ela foi apoiada pelos amigos. 

— É sobre isso. Depois que liberaram as máscaras, não se fala mais de covid-19 - respondeu Jamilly.

Foi lendo o jornal que Bryan Nunes, 17 anos, soube que poderia ir atrás de sua terceira dose já nesta quarta-feira. Aluno do Colégio Protásio Alves, na Azenha, tem uma visão coletiva sobre o impacto da vacinação.

— É pela proteção, não só minha, mas de outras pessoas. Se eu não me cuido, quem também não se cuida pode pegar o vírus e ficar mal - disse. 

Como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não tem estoque suficiente de vacinas, a terceira dose será feita de forma escalonada em Porto Alegre, até chegar aos adolescentes de 12 anos. Agora, pode se imunizar quem tem 17 anos e tomou a segunda dose até 8 de fevereiro, garantindo quatro meses de intervalo entre as aplicações. Ao procurar pelo reforço, é preciso apresentar documento de identidade, CPF e carteira de vacinação. 

No restante do Estado, a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos começa a partir desta sexta-feira (10), mas é preciso observar o calendário divulgado por cada município.

Quarta dose

A manhã também foi de confusão nos postos de saúde de Porto Alegre, quando pessoas com 50 anos ou mais procuraram a quarta dose nos locais de vacinação.

O governo do Estado autorizou que os municípios gaúchos aplicassem a segunda dose de reforço no público de 50 anos ou mais e profissionais da saúde a partir desta quarta-feira (8). No entanto, nem todas as cidades têm estoque suficiente para ampliar a campanha.

Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não sabe informar quando começará a nova rodada de vacinação para quem tem 50 anos ou mais. Para profissionais de saúde que estão na linha de frente, atuando em hospitais, postos e pronto-atendimentos, o segundo reforço começará nesta sexta-feira (10) na Capital. 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00