Cientistas descobriram recentemente uma bactéria grande o suficiente para ser visível a olho nu, próximo à forma e tamanho de um cílio humano. A novidade foi localizada em Guadalupe, nas Pequenas Antilhas, segundo estudo da revista Science, publicado na quinta-feira (23).
Denominada como Thiomargarita magnifica, em referência ao seu enorme tamanho para uma bactéria, o microrganismo possui um comprimento médio de célula superior a 9 mil micrômetros, equivalente a aproximadamente 1 centímetro. As células da maioria das espécies bacterianas têm cerca de 2 micrômetros de comprimento, embora as maiores possam chegar a 750 de tamanho.
É a primeira vez que uma bactéria pode ser vista a olho nu. Antes, os microrganismos só podiam ser visualizados por um microscópio específico para esse tipo de pesquisa.
A bactéria em questão pode vir a crescer em até 2 centímetros de comprimento, segundo o autor do estudo, Jean-Marie Volland, biólogo marinho de um laboratório de pesquisa da Califórnia, nos Estados Unidos.
Enquanto o tamanho médio de uma bactéria varia entre dois a cinco micrômetros, esta "pode ser vista, posso pegá-la com uma pinça de depilação!", afirmou o especialista à AFP.
A nova bactéria sustenta seu tamanho colossal a partir de sua longa rede de membranas, capaz de produzirem energia para que ela não dependa apenas da superfície do microrganismo para absorver nutrientes através de células próprias:
— Era como encontrar um humano tão alto quanto o Everest — relatou o biólogo, em relação a enormidade da bactéria comparada as outras que já existiam.
Pesquisas futuras poderão afirmar se as características são propriamente do T. magnifica, ou se existem outras espécies de bactérias gigantes. Esse microrganismo questiona as regras pré-estabelecidas da microbiologia, segundo Volland:
— Este gigante bacteriano questiona muitas regras estabelecidas em microbiologia e nos oferece a oportunidade de observar e compreender como a complexidade emerge em uma bactéria viva.