O programa anual de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (4) em Porto Alegre. Os primeiros públicos contemplados serão profissionais de saúde e pessoas a partir de 60 anos. A campanha de imunização deve se estender até o começo de junho. A expectativa do Ministério da Saúde é de que 730 mil pessoas recebam a proteção contra o vírus influenza.
Simultaneamente, será oferecida a dose contra o sarampo (tríplice viral) para trabalhadores da saúde que necessitem atualizar sua caderneta. Para crianças menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as duas vacinas serão oferecidas em maio.
Ao todo, 124 unidades de saúde da Capital oferecerão os dois imunizantes neste primeiro dia. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que as vacinas contra a gripe e contra a covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Os idosos que quiserem receber a vacina contra a gripe deverão apresentar documento que comprove a idade. Já trabalhadores da saúde devem levar contracheque ou outro comprovante da atividade profissional.
A primeira fase da campanha contra a influenza tem previsão para terminar em 2 de maio. Depois disso, o segundo grupo de públicos-alvos inclui crianças entre seis meses e menos de cinco anos, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência, caminhoneiros e transportadores de passageiros, trabalhadores de portos, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema carcerário e apenados com privação de liberdade. Apenas crianças receberão a tríplice viral, independentemente de já terem a imunização completa contra o sarampo ou não.
Informações sobre horários e endereços de cada um dos 124 pontos de vacinação contra a gripe e o sarampo (são as mesmas unidades) podem ser encontradas neste link da SMS.