O primeiro dia de aplicação da quarta dose da vacina contra a covid para idosos com mais de 80 anos teve grande procura e filas em Porto Alegre. No Shopping João Pessoa, um dos pontos de imunização, a busca pelo reforço foi intensa durante a manhã.
Parte dos interessados começou a chegar por volta das 7h30 e, em diferentes horários, filas foram registradas do lado de fora do shopping. Por volta das 10h30, entretanto, o movimento estava concentrado dentro da área de aplicação de vacinas, com entrada pela Praça Piratini, entre as avenidas Azenha e João Pessoa. Conforme funcionários, o tempo de espera estava em torno de 15 a 30 minutos.
Na entrada da área de vacinação, era possível ver a grande fila formada por idosos, organizada por fitas e sem cadeiras para espera. O vitrinista Morizon Costa Madeira, 82 anos, disse não se incomodar com a espera:
— Eu trabalho, então prefiro aproveitar o tempo que tenho para fazer isso. Já que estão oferecendo a proteção, já quero me vacinar logo. Não me importo em esperar. Na minha idade temos que ter tolerância.
A aposentada Maria Adelma Grazziotin, 82, optou por vir no primeiro dia para ficar o mais protegida possível contra a doença. Ela diz ter sido bem atendida:
— Todos muito educados e atendimento rápido. Agora já fiz e já estou imunizada.
A quarta dose está disponível para quem recebeu a terceira injeção até 29 de novembro - ou seja, há quatro meses. Além do Shopping João Pessoa, que aplica doses até as 17h, o atendimento ocorre também no Centro de Saúde IAPI, na Clínica da Família Álvaro Difini e nos postos de saúde São Carlos, Chácara da Fumaça, Tristeza, Cristal e Vila Jardim. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados aqui.
Para receber o segundo reforço, os idosos devem apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das doses anteriores. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o imunizante utilizado é o da Pfizer, conforme orientam as notas da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul e do Ministério da Saúde.
A pasta também informa que, segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), 32.222 mil idosos receberam a terceira dose há quatro meses na Capital e já estão aptos a receber a quarta aplicação.