Deverá ser publicado na tarde desta sexta-feira (11) o decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em Porto Alegre. Em postagem no Twitter, o prefeito Sebastião Melo disse que a decisão foi tomada “com base na realidade da pandemia e da vacinação na Capital”. Na próxima sexta-feira (18), segundo Melo, a administração municipal avaliará flexibilizar a utilização da proteção em ambientes fechados.
Em Porto Alegre, 82,6% da população tomou duas doses e 45,3% tomou o reforço.
O prefeito se reuniu nesta manhã com seu vice, Ricardo Gomes, secretários e integrantes da equipe técnica da área da saúde para sacramentar o que já estava em vista nos últimos dias. A definição foi antecipada pelo colunista de GZH Paulo Germano.
— Esta é uma decisão sem demagogia e ideologia, baseada em dados científicos. Porto Alegre disse sim à vacina e, por isso, chegamos a este momento de maior segurança sanitária — afirmou Melo.
Antes da oficialização da mudança, a prefeitura convidou representantes de quatro universidades para discutir o cenário epidemiológico atual e a possibilidade do afrouxamento dessa regra.
O encontro virtual foi realizado na tarde desta quinta-feira (9), e os especialistas se mostraram favoráveis, destacando que é fundamental comunicar claramente para a população em que situações a máscara deverá continuar sendo utilizada. É preciso, ainda, prestar atenção ao impacto que a medida poderá provocar nos indicadores da pandemia. A liberação do equipamento de proteção individual (EPI) para ambientes fechados não foi debatida na ocasião.
O decreto será detalhado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Cesar Sulzbach, secretário extraordinário de Enfrentamento à Covid-19, ressaltou, além da vacinação, a importância da continuidade do uso de máscaras, mesmo ao ar para pessoas não imunizadas e imunocomprometidas.
O governador Eduardo Leite também se movimenta nesse sentido. Leite pediu que o comitê científico que assessora o Palácio Piratini nos temas relacionados à crise sanitária avalie a possibilidade de permitir a liberação de máscaras em locais abertos. A manifestação do governador ocorreu durante a viagem que ele realiza aos Estados Unidos nesta semana. O encontro do comitê para debater a pauta está previsto para a semana que vem.