Com o objetivo de ampliar o número de remoções de criadouros do Aedes aegypti em Porto Alegre, agentes de combate a endemias da prefeitura, que atuam no controle ambiental para reduzir o risco de transmissão do vírus da dengue, receberam reforço de equipe. Nesta terça-feira (22), agentes comunitários de saúde que atuam na Unidade de Saúde Jardim Carvalho uniram-se à equipe de trabalho na região. Segundo a prefeitura, a ideia é que profissionais de outras unidades também se integrem às ações.
Nesta terça, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram nos bairros Jardim Carvalho, Vila Nova, Passo das Pedras. As equipes também passaram pelo Partenon, onde também foi aplicado inseticida. Na quarta-feira (23), o trabalho ocorre nos bairros Partenon, nas imediações das ruas Cristiano Fisher, Ivo Janson e Ceres, e Cavalhada nas imediações da Mario Tota e Nelson Pulgatti (confira abaixo o cronograma da semana).
De acordo com a SMS, Porto Alegre contabiliza 303 casos confirmados de dengue em 2022, sendo 296 contraídos na cidade. Em todo o ano passado, foram 83 registros. Os dados podem ser conferidos em tempo real neste link.
Nesses locais, agentes de combate a endemias orientam a população, fazem busca ativa de outros casos suspeitos da doença ou de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, além da remoção mecânica de criadouros de mosquitos. Ao identificarem focos irregulares de lixo, as equipes notificam o proprietário do imóvel ou o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), conforme a situação.
Cronograma de ações , das 8h30min às 17h:
Quarta-feira (23): Bairros Partenon (imediações da Cristiano Fisher, Ivo Janson e Ceres) e Cavalhada (imediações da Mario Tota e Nelson Pulgatti)
Quinta-feira (24): Bairros Ipanema (próximo à rua Tito Marques e rua Conselheiro Xavier da Costa) e Bom Jesus (próximo à Nossa Senhora de Fátima e José Volkmer)
Em caso de chuva, o cronograma será interrompido.