A procura de pacientes com sintomas respiratórios nos postos de saúde e pronto-atendimentos em Porto Alegre diminuiu em fevereiro na comparação com o primeiro mês de 2022. Segundo dados da Secretaria da Saúde da Capital, o número de pessoas atendidas vem caindo desde a última semana de janeiro.
— Houve uma desaceleração do aumento do número de casos, chegando a patamares de dezembro, prévio a Ômicron, onde estávamos inclusive pensando em flexibilizar o uso de máscaras — destaca a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer.
Dois motivos provocam atenção especial da equipe de saúde da Capital: a recente passagem do Carnaval e a retomada das aulas presenciais. A preocupação é de que pudesse ocorrer um aumento do número de casos de covid. No entanto, não houve aumento na procura por postos e UPAs.
Na manhã deste sábado (5), o secretário da Saúde, Mauro Sparta, comemorou a diminuição da procura de pacientes com sintomas respiratórios. Durante visita à Escola Municipal Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, Sparta sinalizou que a prefeitura poderá fazer novas flexibilizações, como desobrigar o uso de máscara em ambientes ao ar livre. A medida está em estudo. Tudo dependerá da evolução dos números da doença nos próximos dias, afirma o secretário.
—A procura por testes também diminui muito (nas últimas semanas). Isso indica que a doença está em uma fase de remição, diminuição. Esperamos que continue assim — diz Sparta.