Começam nesta sexta-feira (4) as vendas de autotestes para covid-19 em lojas da rede de farmácias Panvel no RS. Inicialmente, a comercialização ocorrerá em 138 filiais de Porto Alegre e Região Metropolitana, com estoque limitado. Na semana que vem, a previsão é de que a oferta seja expandida para os demais estabelecimentos, pela internet, por aplicativo e por telefone.
O autoteste é fornecido pelo laboratório Eco Diagnóstica, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 23 de fevereiro, e é do tipo swab nasal. No site da Panvel, até o fechamento desta matéria, por volta do meio-dia, era possível adquirir pelo endereço eletrônico para retirar o produto em uma única loja, no bairro Petrópolis, pelo valor de R$ 64,90.
A novidade permitirá que a coleta seja feita de forma independente, assim como a análise do resultado. O procedimento pode ser feito em casa ou qualquer outro lugar, não havendo necessidade de ir até a farmácia. É preciso coletar uma amostra de secreção nasal e o resultado pode ser conferido em até 15 minutos.
Além da Panvel, outras redes de farmácia também participam da corrida pela aquisição de autotestes para venda. A Drogasil de todo o Brasil deve disponibilizar o produto na próxima semana. O produto comercializado será o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos, que foi o primeiro aprovado pela Anvisa, em 17 de fevereiro. O preço do produto ainda não foi divulgado.
Na segunda-feira (28), a assessoria de imprensa das farmácias São João informou que, com a liberação, a rede “iniciará as tratativas para abastecimento dos pontos de venda e disponibilização de autotestes”. A São João foi questionada por GZH nesta sexta-feira, mas não respondeu sobre quando o produto será vendido em suas farmácias.
A rede de farmácias Droga Raia informou à reportagem que a venda de autotestes de coronavírus começará a partir do sábado (4) no Rio Grande do Sul, por R$ 69,90. "Os testes estão sendo disponibilizados de forma gradual para todas as cidades", informou a assessoria de comunicação da empresa.