Farmácias das bandeiras Droga Raia e Drogasil de todo o Brasil devem iniciar as vendas de autotestes para covid-19 na próxima semana. São mais de 2,5 mil lojas da rede RD - RaiaDrogasil espalhadas pelo país — inclusive no Rio Grande do Sul. O produto comercializado será o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos, que foi o primeiro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 17 de fevereiro. Outras redes que atuam no RS informaram que pretendem fornecer os produtos, mas não deram prazo para iniciar as vendas.
Em nota divulgada nesta segunda-feira (28), a RaiaDrogasil informou que o primeiro lote do produto deve chegar às farmácias da rede em todo o país no prazo de sete a 10 dias. Além de ser comercializado em todas as lojas físicas, os autotestes também estarão disponíveis para venda nos sites e aplicativos das bandeiras Droga Raia e Drogasil. Apesar de não divulgar o custo do exame aos consumidores, a rede afirmou que “os kits de testagem serão vendidos a um preço menor que os testes rápidos”.
— Essa parceria é mais um grande passo na nossa estratégia de cuidado da saúde e bem-estar da nossa população e, principalmente, para apoiar no combate e controle da pandemia. Estamos sempre atentos às novidades de mercado para proporcionar aos nossos clientes uma variedade de testes que possam atender às suas necessidades nas mais diferentes situações e preferências — disse Luis Alberto Ratto, diretor de Novos Negócios da RaiaDrogasil.
Como funciona
De acordo com a RaiaDrogasil, o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno deve ser utilizado entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas (como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo) e fornece o resultado em até 15 minutos. Caso o cliente não tenha sintomas ou tenha tido contato com alguém infectado, a recomendação é aguardar pelo menos cinco dias para a realização do autoteste. Um QR Code disponível na bula do exame dará acesso a um vídeo com todas as orientações sobre seu uso.
Previsão da CPMH
Em nota, a empresa CPMH informa que negociou a venda de autotestes com redes nacionais e estabeleceu contratos com farmácias independentes em todo o Brasil. Além disso, garante que está empenhada na distribuição dos produtos para o acesso da população brasileira. Por isso, na quinta-feira (3), iniciará o envio dos itens para os centros de distribuição das redes de farmácias e lojas de artigos médicos. O texto destaca, contudo, que a "data exata da chegada do produto às gôndolas e às cidades dependem da estratégia e política comercial das farmácias e lojas de artigos médicos".
Autotestes em outras redes de farmácias
Questionada pela reportagem de GZH, a rede de farmácias Panvel confirmou uma parceria com o laboratório Eco Diagnóstica — cujo autoteste foi o segundo aprovado pela Anvisa, em 23 de fevereiro — para o fornecimento do produto. Conforme a nota da empresa, o autoteste do tipo swab nasal estará disponível em algumas lojas da rede ainda nesta semana. No entanto, o texto ressaltou que "informações como volume de unidades adquiridas, começo das vendas e preços ainda estão sendo definidas e serão comunicadas em breve para os clientes".
A rede Preço Popular afirmou que já está em processo de negociação com as principais empresas e que trabalhará com diferentes marcas. De acordo com a empresa, a chegada dos produtos e a comercialização em suas filiais está prevista para o decorrer de março. Já a assessoria de imprensa das farmácias São João informou que, com a liberação, a rede "iniciará as tratativas para abastecimento dos pontos de venda e disponibilização de autotestes".