Passadas as emoções da folia de Carnaval, quando alguns excessos são cometidos no calor do momento e a bebedeira vai além do esperado, no dia seguinte, chegam as consequências: dor de cabeça, náusea, boca seca, tontura, entre outros sintomas. É o corpo respondendo ao exagero alcoólico, a famosa ressaca. Mas afinal, há como curar essa sensação de mal-estar?
— Não existe receita de bolo para a cura. Até porque ressaca é algo muito individual. Algumas pessoas têm sempre, outras têm às vezes dependendo da quantidade de álcool ingerido. Então não existe a cura, existem medidas que a gente pode tomar para amenizar e consegue melhorar brevemente esse quadro — explica a nutricionista Rita Lamas.
Para isso, hidratação é a palavra-chave. De acordo com a nutricionista, o álcool tem um efeito diurético e faz com que a pessoa urine mais e se desidrate. A desidratação, por sua vez, pode fazer com que a embriaguez seja maior, e a ressaca pior. Assim, a água pode ser uma grande aliada para amenizar os efeitos da bebedeira. Da mesma forma, sucos naturais e chás também podem ajudar.
Tratando-se de alimentação, a nutricionista recomenda que, tanto no dia da festa quanto no pós-festa, se consuma "comida de verdade", evitando ultraprocessados, lanches e industrializados.
— As pessoas têm uma tendência de, no dia pós-festa, com a sensação de mal-estar, precisar um pouco mais de alimento com gordura, mas não necessariamente precisamos dar preferência a lanches, como cachorro-quente e xis. Arroz, feijão, carne e vegetais com certeza vão ser melhores do que um lanche com muita gordura — sinaliza.
Outro fator para o qual a nutricionista chama a atenção é a frequência alimentar. Isso porque, em um período com vários dias seguidos de festas, a rotina alimentar é afetada, e algumas refeições são deixadas de lado. Há quem não tome café pois dormiu até tarde, há também quem tome apenas o café da manhã e não faça as demais refeições do dia. De acordo com a especialista, o ideal é manter as quatro refeições diárias e, de preferência, todas equilibradas.
Para não cometer o mesmo erro
Mais importante do que os cuidados que podem amenizar a sensação de mal-estar causada pela ressaca são as medidas antes e durante os festejos. Antes de começar a beber, é importante não estar de estômago vazio, dando preferência para uma alimentação saudável. Na hora da festa, a hidratação é indispensável, intercalando água com a bebida alcoólica. Além disso, misturar diferentes tipos de bebida também não é recomendado.
— O maior segredo é não beber muito. Maneirar nas quantidades é importante para não ter ressaca, e para a saúde — orienta a nutricionista.