A vacinação infantil contra a covid-19 em Porto Alegre começou na manhã desta quarta-feira (19). O diretor da Vigilância em Saúde da Capital, Fernando Ritter, conversou com o Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na fila da Unidade de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico. O secretário pediu que os pais tenham calma, garantindo que todas as 120 mil crianças da faixa etária entre cinco a 11 anos serão vacinadas no município.
– A gente quer muito que os pais venham com calma, e vendo o cronograma do Ministério da Saúde, vamos avançando para que todas as crianças possam se vacinar – disse.
As primeiras crianças que podem receber o imunizante são as de 10 e 11 anos anos, que tenham alguma deficiência ou comorbidade. No decorrer dos próximos dias, e com o recebimento de novos lotes da vacina da Pfizer pelo Ministério da Saúde, a idade irá diminuindo até chegar aos cinco anos. A prefeitura também montou um esquema para que as crianças sejam vacinadas em locais diferentes dos outros grupos.
– Fizemos essa separação, de colocar crianças só em alguns locais, para não ter risco e não haver pessoas dizendo que foi vacina errada para criança – explicou Ritter.
O secretário afirmou que é "uma emoção" vacinar a população dessa faixa etária. Ele tem uma filha de seis anos, Fernanda, que ainda terá que esperar mais um pouco para receber o imunizante.
– Em homenagem à Fernanda, é obvio que vou vaciná-la. Eu até me emociono, porque eles (filhos) precisam da decisão do pais. Hoje estamos mergulhados nas fake news, pessoas compartilhando mentiras. Isso cria uma confusão – criticou.
– A vacina é segura. Se alguém diz que uma criança foi a óbito por causa da vacina, isso não é verdade. Não precisamos esperar que uma criança de Porto Alegre morra de covid para começar a vacinar. Criança tem o direto de viver, crescer, se divertir e virar um adulto — concluiu.