O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (3) que as vacinas da Pfizer, destinadas à imunização de crianças entre 5 e 11 anos, vão começar a chegar no país na segunda quinzena deste mês. A declaração foi dada durante a saída de um evento promovido pelo Ministério da Saúde.
— Na segunda quinzena de janeiro, as vacinas (para crianças) começam a chegar e serão distribuídas, como nós temos distribuído — disse Queiroga.
Ainda segundo o ministro, o Brasil será um dos "primeiros países para distribuir vacinas para crianças". Entretanto, diversos países já imunizam essa faixa etária desde o ano passado.
A vacinação para crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro. Desde então, o governo alegou não haver necessidade de urgência para o início da aplicação.
O ministro chegou a dizer que a imunização estava prevista para começar ainda na primeira quinzena deste mês. Ontem, o governo encerrou a consulta pública criada para avaliar a opinião da população sobre o tema. O conteúdo da publicação foi durante criticado por especialistas.