O ministro da Saúde Marcelo Queiroga, afirmou que a vacinação de crianças de cinco a 11 anos deve começar a partir da primeira quinzena de janeiro. De acordo com a GloboNews, o ministro fez a previsão após uma coletiva de imprensa convocada pela pasta.
Condicionada à realização de uma consulta pública, a resistência do governo em iniciar a imunização da faixa etária virou tema no Judiciário. Nesta sexta-feira (31), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu cinco dias para o governo explicar a consulta pública aberta sobre a vacinação.
Na coletiva, o ministro diminuiu o tema ao afirmar que as explicações requeridas serão apresentadas à ministra pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco:
— Essas explicações serão prestadas, como já foram prestadas a outros ministros. Normal, isso faz parte do processo democrático — afirmou.
Na sequência, o ministro minimizou o problema relacionado ao apagão de dados do ConecteSUS, que desde o dia 10 sofre instabilidade devido a um ataque hacker. Na previsão de Queiroga, a estabilização dos dados deve ocorrer, também, na primeira quinzena de janeiro.
Queiroga negou ainda que a pasta passe por um apagão de dados:
— A Polícia Federal já apura esse fato, mas nós nunca ficamos no escuro, porque os dados chegam ao Ministério da Saúde, são processados no âmbito da Secretaria de Vigilância Sanitária e acompanhamos a evolução da pandemia em todos os Estados e municípios.