A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na zona norte de Porto Alegre, voltou a atender a todos os pacientes por volta das 19h30min, após recomendar, ao longo desta terça-feira (25), que casos classificados como leves procurassem outras unidades de saúde.
A UPA amanheceu nesta terça-feira com 49 pacientes internados em uma área com capacidade para 22 pessoas. Associado a isso, a unidade tem profissionais que também estão afastados por covid-19.
Com a internação superlotada e a alta procura por problemas respiratórios e suspeitas de coronavírus, a prioridade foi o atendimento aos pacientes já internados, no setor covid e fora dele.
Conforme a assessoria do Grupo Hospital Conceição, que administra a UPA, todos os pacientes são avaliados quando chegam. Devido a saída de pacientes ao longo da noite, a situação pode ser normalizada. Os profissionais auxiliam as pessoas a saberem qual a melhor unidade para buscar atendimento.
Os pacientes que dão entrada e, após a triagem, são classificados com a cor amarela, laranja ou vermelha, ou seja, têm algum risco, eram atendidos normalmente no local.