Com o avanço da variante Ômicron, a procura por testes para covid-19 segue elevada na em Porto Alegre e muitas pessoas relatam dificuldades para fazer o exame mesmo com 133 locais de testagem ofertados pela prefeitura. Em levantamento realizado nesta terça-feira (25) por GZH junto aos postos de saúde, foram apontados dois pontos para o problema: alta procura diária pelo serviço e o número reduzido de técnicos para fazer a coleta, em decorrência de afastamentos por conta da covid-19.
Em três postos de saúde consultados, localizadas nas zonas Norte e Sul, havia apenas um profissional para fazer o teste no período da tarde, pois os demais estavam afastados. Na unidade de saúde Cidade de Deus, no bairro Cavalhada, a atendente que conversou com a reportagem confirmou o número de reduzido de colegas em relação à demanda de testagem.
Já nas demais unidades buscadas, a distribuição de fichas ainda acontecia, mas com poucas vagas disponíveis até o encerramento do turno. Em postos de saúde mais conhecidos, como Modelo, Santa Marta e IAPI, a procura é ainda mais elevada, com a entrega de fichas se encerrando mais cedo do que nos outros locais.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que não há falta de testes em Porto Alegre, mas muita procura por testagem nas últimas semanas, com as equipes precisando limitar o acesso do público. A secretaria solicita que a população só busque atendimento em caso de sintomas, pois esse tipo de atendimento está sendo priorizado.
Caso o usuário chegue na unidade e a capacidade para o dia já tenha se esgotado, a orientação é buscar outra unidade próxima a sua residência.