O primeiro caso de infecção simultânea por covid-19 e influenza em criança de que se tem registro foi identificado nesta sexta-feira (14), em Porto Alegre. Trata-se de uma criança internada no Hospital de Clínicas por outra situação de saúde que foi testada para ambos os vírus, tendo os exames PCR positivos.
A criança não teve o nome, sexo, idade ou cidade de origem divulgada. De acordo com a instituição, ela passa bem e recebe acompanhamento do hospital. O caso será notificado à Vigilância em Saúde.
Não é o primeiro caso de "flurona", como se está chamando a dupla infecção, no Estado. Entre adultos, o primeiro foi identificado em dezembro na Capital, sendo divulgado no início de janeiro, e o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) também confirmou nesta quinta-feira (13) mais três casos: em um homem de 63 anos, de Carazinho, um jovem de 20 anos, de Santa Maria, e um homem de 54 anos, de Santa Rosa.
A Secretaria Estadual da Saúde esclarece que é possível haver uma grande subnotificação de infecção simultânea, pois é raro uma pessoa com sintomas respiratórios ser testada para ambos os vírus.