A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou nesta quarta-feira (5) o pagamento de R$ 840 mil aos 28 municípios que aderiram à terceira fase do Testar RS, programa estadual de testagem de covid-19. Os recursos foram encaminhados para a ampliação da testagem rápida nos postos de saúde em meio ao aumento do total de novos casos de coronavírus no Rio Grande do Sul. Nas últimas 24 horas, foram notificados quase 3,5 mil novos contaminados.
Os recursos foram encaminhados para os municípios que registram elevação da população nos meses de verão, como os do Litoral, da Serra e da Fronteira, devido ao fluxo de turistas, além daqueles com mais de 100 mil habitantes.
Os repasses — R$ 30 mil por município —, permitirão às prefeituras manter pontos de realização de testes rápidos, independentemente de a pessoa apresentar sintomas da doença, e em locais de grande movimento.
Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, o teste de antígeno é uma forma eficaz e barata de rastreamento.
— Precisamos dar todas as condições aos municípios, neste momento de maior circulação de residentes e não residentes do Estado, de detectar em tempo oportuno os casos que possam ser assintomáticos e sensibilizá-los da necessidade de permanecerem isolados — disse.
Nas últimas semanas, pelo menos quatro municípios do Litoral Norte registraram um aumento significativo de novos casos de covid-19. Nas unidades básicas de saúde de Capão da Canoa, Tramandaí, Xangri-Lá e Imbé tem sido observada grande procura por atendimento médico devido a sintomas gripais. Também há dificuldade para agendamento de testagem para coronavírus em farmácias e laboratórios.